18 de março de 2011

A Ação Pedagógica no Periodo de Acolhida

Participar do processo de acolhida na educação infantil não basta estar presente, é necessário inserir-se no exercício da convivência. Apurar o olhar sensível, cuidadoso e atento para perceber o que encanta, o que aproxima as crianças umas das outras e do professor. O contato pelo toque, pelo olhar, pelo sorriso, pela voz pela percepção aguçada que cria, pela atitude e não pela falta dela. Segundo Correa (2008) essa atitude deve ser de aceitação e hospitalidade frente ao outro.   Mesmo as crianças em relação umas as outras  podem ser estimuladas a desenvolver a pratica do acolhimento envolvendo emoções, sentimentos, caráter, mais do que intelecto nesse momento.”
É importante que o professor esteja consciente de que cada criança é singular  e vão manifestar suas insatisfações, apreensões de maneiras e em tempos diferentes. Precisam de tempo para um ajuste fora da intimidade do lar, num ambiente coletivo onde tem sua atenção divida entre os demais.
Possibilitar que objetos transicionais possam ficar com elas, bicos, cheirinho, um brinquedo que trouxe de casa, pois trazem consigo o apego relacionado ao afeto de alguém significativo para ela.
Observar rituais para dormir, comer, trocar; especialmente os menores de 3 anos.
Falar com ela, mesmo os bem pequenos, sobre o que podem fazer juntos mostrando possibilidades de brincadeiras, brinquedos e espaços enquanto apresenta a instituição.
A rotina deve ser bem planejada para que possa ser seguida nesse período com o mínimo de modificações possível. Esse movimento faz com que a criança vá adquirindo maior segurança, localizando-se no tempo e espaço dominando com maior facilidade o ambiente. Fortalece a auto estima uma vez que sentirá desenvolver-se a autonomia.
Valer-se de atividades clássicas como musicas e historias aproveitando para introduzir o nome das crianças na musica e situações, emoções e sentimentos vividos pela criança nas historias.
Pesquisar na ficha de entrevista as preferências da criança tendo essas informações como referencial na organização do espaço. Segundo Rizzo (1986,p. 314) duas preocupações são fundamentais: “a primeira de constituir-se em ambiente atraente, agradável, estimulador da curiosidade exploratória, característica da criança. A segunda, de estar de tal forma organizada, que possibilite à criança aprender a “usa-la” facilmente para que se sinta segura dentro dela.” A sala organizada em atividades ou espaços diversificados favorece o movimento e autonomia das crianças brincando umas com as outras dando mais liberdade ao professor para atender individualmente a criança que está mais sensível a situação.
Essa premissa também vale para o espaço fora da sala, onde o professor deve aproveitar enquanto as crianças brincam para canalizar a atenção. Bolhas de sabão, banho de bonecas, passarinhos , brincadeiras musicais...
Considerar os sentimentos da criança e falar com ela sobre eles ajudando-a a conhece-los e nomea-los  facilita a expressão e a compreensão de si mesma.
Brincar de esconder e revelar (esconder a criança com lençol e “achar” retirando o lençol ) , foi ... voltou... (amarre com cordão um objeto, pode ser um carrinho ou balão, empurrando o para fora da vista da criança, dê à ela a ponta do cordão estimulando –a a puxá-lo até que ele volte) conversando sobre o efeito dela sobre o objeto. A brincadeira faz alusão a ida e a volta da mãe, além da influencia da criança no retorno.
Segundo Abigail Mahoney (2004, p.83) “O professor pode então usar inúmeras técnicas para o aluno racionalizar suas emoções tais como: oferecer situações que permitam representar a emoção, (...) permitir o movimento para liberar a tensão, intercalar momentos de maior e menor concentração etc.”
O professor pode avaliar a dinâmica da sua sala e considerar a possibilidade de o acompanhante da criança fazer-lhe companhia nos primeiros dias, não deixando de pensar  e observar o movimento e o sentimento das crianças que não terão essa alternativa.
O movimento da instituição deve ser amplo e de todos, incluído todos os funcionários , coordenação e auxiliares de coordenação. No atendimento aos pais, localizando-os com segurança, sanando duvidas ou receios ao mesmo tempo  lembra-lhe o cronograma e a necessidade de respeitá-lo. No atendimento as crianças quando e sempre que se fizer necessário apoiando os professores em momentos mais movimentados e agitados.
Compreender que o processo de acolhimento não está encerrado quando o choro da criança cessar. Ele se estende por todo o ano e em alguns casos pode acontecer de ser retroativo. É relevante considerar a possibilidade de manifestações diferenciadas no comportamento das crianças, não somente o choro. Algumas podem não chorar, mas não se alimentar, não dormir, evitar o banheiro por ter que necessitar do auxilio de outra pessoa, excluir-se das atividades propostas, apatia ou agitação ou agressão demasiada. Crianças com esses comportamentos devem ser alvo de observação e atenção ao longo dos dias.

CORRÊA, Eloiza Schumacher. Como criar um clima propício à adaptação. In: Revista Pátio
Educação Infantil. Conteúdo exclusivo. 2008.
RIZZO, Gilda. Educação Pré-Escolar. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1986.

MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho (Org). Henry Wallon Psicologia e Educação. S.P. Loyola, 2002.

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Um Poema de Shakespeare Nas 21 frases que seguem.

 smiles "Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança.

E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes, não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança. smileys

smiley E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.

Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. smiley 

smilie Descobre que leva-se anos para construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá pelo resto da vida.

smiles Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem da vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.

Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos. Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa - por isso, sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a ultima vez que as vejamos.

Aprende que as circunstâncias e os ambientes tem influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser. Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto.smileys

smileysAprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve. Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.smilie

smilieAprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências.

smileyAprende que paciência requer muita prática. Descobre que algumas vezes, a pessoa que você espera que o chute quando você cai, é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.

smilesAprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas, do que com quantos aniversários você celebrou.

smileysAprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso. smilie"Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso."

 smiley"Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo."

 smilesAprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado.

Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. smilie

smilesAprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás. Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. smilesE você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!" 

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smilie Aproveite o que a vida te dá ! Mas não te dê por satisfeito.
smilessmileys As pessoas pensam conseguir as estrelas, e acabam como peixes vermelhos num aquario. (MB)
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