18 de março de 2011

A Acolhida na Educação Infantil

A dinâmica organizacional do processo de acolhida das crianças pode ser construída na prática com avaliação constante dos aspectos positivos e negativos desse período que inicia no primeiro contato da família com a instituição já que estes segmentos são complementares.
Na efetivação da matricula os pais devem ser orientados sobre esse período e a importância dele para os pais, para os professores e principalmente para a criança com boa base de argumentação.
Uma entrevista entre professores e pais ou responsáveis com perguntas especificas relacionadas a faixa etária pela qual é responsável com o objetivo de estabelecer maior conhecimento entre ambos melhorando a confiança e o relacionamento instituição / família nesse momento de transição em que as ações de ambos devem estar conectadas para o bem estar da criança.
 Zulma de Oliverira (2002, p. 176) diz que: “Para trabalhar de modo produtivo no estabelecimento de uma aproximação com as famílias os professores de creches e pré escolas devem considerar que a família nuclear típica da cultura burguesa não é, hoje, a única referencia existente.” A convivência com diferentes composições familiares casais separados, homossexuais, avós, uniões informais, pais adolescentes, famílias monoparentais é cada vez mais frequente e da mesma forma não são destituídas do seu papel no cuidado e educação das crianças.
Entende-se que o acolhimento esta posto para todos: família, funcionários, professores e crianças durante todo o ano. Seja à criança que entra pela primeira vez na instituição, seja após as férias do ano letivo ou as férias do pai ou da mãe, seja pela ausência imposta por um imprevisto ou por um período de doença sua ou de pessoa próxima e mesmo a cada dia. Ser acolhido, sentir-se acolhido relaciona-se ao afeto, ao sentimento intimo de estar bem no ambiente e nas relações estabelecidas. No entanto, o período mais crítico da separação criança/família, o momento em que pais, criança e instituição se preparam para o ingresso nesses primeiros dias será o alvo dessa discussão.
Strenzel (2000, p.3) “Inserção, ingresso, acolhida, não é uma questão de adaptação no sentido de modulação, que considera a criança como um sujeito passivo que se submete, se acomoda se enquadra a uma dada situação. È um momento fundamental e delicado que não pode ser considerado  como simples aceitação de um ambiente desconhecido e de separação da mãe ou de uma figura familiar, ou de fazer a criança parar de chorar.”
Assim sendo, o desafio se traduz em diluir ao máximo quaisquer ranhuras para as partes envolvidas nesse processo. Acredita-se que a construção de relações positivas, de confiança possam minimizar a culpalização, o medo e a insegurança dos pais quando tem que delegar a outro o cuidado e educação dos filhos ainda tão pequenos embora isso lhes traga as recompensas do trabalho.  Dessa mesma forma prima-se por evitar o stress do professor logo no inicio do ano letivo, mas é principalmente pela integridade da criança que se busca organizar da melhor maneira a trajetória do acolhimento.

STRENZEL, Giandréa Reuss. Tempo de chegada na creche: conhecendo-se e fazendo-se conhecer. In: Revista Zero a Seis. Seção Cotidiano na Educação Infantil. n. 6, ago/dez 2002.

OLIVEIRA, Zilma M. Ramos de.  Educação Infantil: fundamentos e métodos.SP: Cortez, 2002.

Nenhum comentário:

Um Poema de Shakespeare Nas 21 frases que seguem.

 smiles "Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança.

E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes, não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança. smileys

smiley E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.

Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. smiley 

smilie Descobre que leva-se anos para construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá pelo resto da vida.

smiles Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem da vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.

Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos. Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa - por isso, sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a ultima vez que as vejamos.

Aprende que as circunstâncias e os ambientes tem influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser. Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto.smileys

smileysAprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve. Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.smilie

smilieAprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências.

smileyAprende que paciência requer muita prática. Descobre que algumas vezes, a pessoa que você espera que o chute quando você cai, é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.

smilesAprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas, do que com quantos aniversários você celebrou.

smileysAprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso. smilie"Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso."

 smiley"Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo."

 smilesAprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado.

Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. smilie

smilesAprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás. Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. smilesE você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!" 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Michael Foucault

smilie Aproveite o que a vida te dá ! Mas não te dê por satisfeito.
smilessmileys As pessoas pensam conseguir as estrelas, e acabam como peixes vermelhos num aquario. (MB)
smiles "Errar é humano, tropeçar é comum. Ser capaz de rir de si mesmo é maturidade." (WAW)

Escola do Mar - São José - SC

O Homem que Amava Caixas (Stephan M King)