20 de julho de 2011

III Semana da Educação São José SC

 Nos três últimos dias , 18 a 20/07, participei da III Semana da Educação. Entre conferencias, palestras, mini cursos e oficinas pedagogicas muitas idéias renovadas, muitos conhecimentos renovados, muitas praticas questionadas.  
Leonardo Boff  em comferencia Educação: Principios e Práticas Humanizadoras




"O Pensamento que produziu a crise não vai nos tirar dela, precisamos pensar difente. A educação é um ato politico que liberta ou aliena." Precisamos ver a dimensão libertadora da educação. Ter cuidado um com o outro. Cooperação de todos com todos, interdependencia onde possamos existir e coexistir"


Outra Palavras: Promover uma cultura de tolerância, não-violência e paz.
  1. Estimular e apoiar o entendimento mútuo, a solidariedade e a cooperação entre todas as pessoas, dentro das e entre as nações.
  2. Implementar estratégias amplas para prevenir conflitos violentos e usar a colaboração na resolução de problemas para administrar e resolver conflitos ambientais e outras disputas.
  3. Desmilitarizar os sistemas de segurança nacional até o nível de uma postura defensiva não-provocativa e converter os recursos militares para propósitos pacíficos, incluindo restauração ecológica.
  4. Eliminar armas nucleares, biológicas e tóxicas e outras armas de destruição em
    massa.
  5. Assegurar que o uso do espaço orbital e cósmico ajude a proteção ambiental e a paz.
  6. Reconhecer que a paz é a plenitude criada por relações corretas consigo mesmo, com outras pessoas, outras culturas, outras vidas, com a Terra e com a totalidade maior da qual somos parte. ( trecho "A carta da Terra)

Maria Helena S. Bonilla e Maria Luiza Beloni
Tecnologias Digitais: desafios e possibilidades.
"Dominar as telinhas para não ser dominados por elas."
" O foco nas possibilidades de autonomias"
"Os dispositivos sofisticados e ambientes (das tecnologias) podem funcionar como meio de opressão da liberdade ou como meios efetivoas da pratica da cidadania."

Gladys Mari Ghizoni Teive
Curriculo e Contemporaneidade: descompassos
"Curriculo: Recorte - Seleção - Conhecimento - Cultura
Produção de subjetividades e identificações. Zonas de produtividades e produção de sentidos."
A seleção de conteudos é feita conforme quer produzir subjetividades.
O curriculo que é legitimado é aquele que mantem conceitos muito significativos a quem interessa a manutenção da reprodução dos principios da hegemonia da sociedade.
Cita André Chervel "Todo curriculo carrega uma noção de subjetivaçãoe de sujeito."
 O que eles são ? Quem queremos que eles se tornem ? (nossas criaanças)
Todo curriculo tem uma aposta: pense de uma determinada forma, aja... As subjetivações estão inseridas no curriculo. Sobre os descompassos entre a criança e a escola: os "alienigenas" (Bill Green)
"El nino e La nina" de Sandra Corazza sobre os novos modos de subjetivação do infantil,
Cirio Vandresen
Saber e Sabor
Uma proposta de alimentação organica  para as crianças da rede municipal.


Elizeu Clementino de Souza
Educação Integral na Escola de Tempo Integral: desfios pedagogicos, processos de aprendizagem e trabalho docente.
"Diário de aula: espaço narrativo do professor. Tempo e espaço do pensamento do professor. Trabalho reflexivo que pensa sobre nossas historias. Instrumento de auto investigação que é do professor e não para o coordenador dar visto."


Padre Vilson Groh
Reciprocidade: Educação x Território
"O olhar do dano vitimiza o processo de relacionamento influenciando no processo de aprendizagem."
"A escola é espaço de humanização, de produção ou de enquadramento e adaptação ?""Qual a relação entre a historia de vida da criança e o conteudo curricular ?"  A parede da escola diz qual é a proposta pois é repleto de produções do aprendente. Escola como mediador de vivencias, o conteudo é vida em processo de construção onde a criança fique facinada de vir todos os dias.


Outras Palavras : Todos sabem o que são gaivotas. Aves que são facilmente encontradas voando junto às costas oceânicas. Geralmente vistas em bandos, fazendo voos baixos, próximo a barcos de pesca. As gaivotas têm instintos e comportamento simples. Procuram achar seu grupo e juntas se alimentam das migalhas e sobras que os marinheiros jogam ao mar. Se contentam com pouco. Não fazem nada de mais ousado para obterem algo melhor. Vivem sempre voando baixo com um desempenho medíocre.
Comportam-se assim porque foram acostumadas com essa miséria. A baterem as asas com o mínimo de esforço para conseguirem seus restos de comida.
Porém, uma ou outra tem a ousadia de procurar voar mais alto. Sentir o cheiro de ares diferentes daqueles que está acostumada a sentir nas encostas, e todas tem a capacidade de fazer isto. Logo, com uma visão de horizonte mais ampla, percebe a existência de cardumes de peixes. Da mesma maneira que ousou voar mais, também ousa aprender a pescar. Desafia-se a dar mergulhos fulminantes contra a superfície do mar. Após algumas tentativas, emerge vitoriosa com um peixe vivo, fresco e suculento em seu bico. Ela não é mais dependente das migalhas. Ela sabe voar alto, procurar e pescar seu próprio alimento.
Não somos diferentes das gaivotas. Se quisermos podemos ficar acostumados com o pouco, “voando baixo” na mesmice e fazendo tudo que nosso “bando” faz. Os que têm coragem voam alto e procuram aprender o mundo a sua volta. Estudar seus oceanos. Se misturar a novos grupos, conhecendo novos hábitos e línguas. O que não podemos e ficar acomodados em nossos ninhos esperando as migalhas serem jogadas. Todos podemos pescar os nossos próprios peixes.
Lourival José Martins Filho
Educação e Alteridade
"O ser humano precisa da relação com o outro para aprender" O grande desafio é ensinar e o professor é capaz de fazer Transposição didatica, ou seja, tranformar o conteudo de forma que o outro aprenda.
"Fazer o outro se apixonar pelo objeto do conhecimento,
sem abreviar a infancia, nenhum recurso é suficiente se o humano não estiver ali."



Nenhum comentário:

Um Poema de Shakespeare Nas 21 frases que seguem.

 smiles "Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança.

E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes, não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança. smileys

smiley E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.

Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. smiley 

smilie Descobre que leva-se anos para construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá pelo resto da vida.

smiles Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem da vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.

Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos. Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa - por isso, sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a ultima vez que as vejamos.

Aprende que as circunstâncias e os ambientes tem influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser. Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto.smileys

smileysAprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve. Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.smilie

smilieAprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências.

smileyAprende que paciência requer muita prática. Descobre que algumas vezes, a pessoa que você espera que o chute quando você cai, é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.

smilesAprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas, do que com quantos aniversários você celebrou.

smileysAprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso. smilie"Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso."

 smiley"Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo."

 smilesAprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado.

Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. smilie

smilesAprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás. Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. smilesE você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!" 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Michael Foucault

smilie Aproveite o que a vida te dá ! Mas não te dê por satisfeito.
smilessmileys As pessoas pensam conseguir as estrelas, e acabam como peixes vermelhos num aquario. (MB)
smiles "Errar é humano, tropeçar é comum. Ser capaz de rir de si mesmo é maturidade." (WAW)

Escola do Mar - São José - SC

O Homem que Amava Caixas (Stephan M King)