25 de agosto de 2011

Acerca da Brincadeira Infantil.



Registro de uma discussão.
Brincar é para a criança um trabalho sério no aqui e agora, agindo sobre o mundo hoje. A brincadeira é uma atividade social a partir das quais a criança recria a realidade lançando mão de sistemas simbólicos. Através dela a criança experiencia e constrói-se como ser humano. Não se concebe a brincadeira como uma atividade social inata, não surge espontaneamente. Precisa ser aprendida. Nela a criança desenvolve o raciocínio, observa regras, expressa-se, conhece o corpo , representa o mundo e age sobre ele. A brincadeira deixa de ser apenas divertimento tornando-se um meio de contribuição e desenvolvimento da criança. Muitas vezes a criança faz a contragosto as atividades propostas pelo professor, mas sempre brinca muito bem por estar colocada inteira, ativa, dona da sua própria ação nessa atividade sendo fundamental que o professor  perceba a brincadeira no contexto e não uma pequena parte tomando-a como um todo. As interações sociais  são tomadas como ponto relevante no espaço de vida coletiva que é o CEI. Nesse ambiente de espaços diferenciados as interações em grupo são permeadas por influencias diversificadas por condições sócio culturais determinantes, para o processo ensino aprendizagem. O CEI deve ser um espaço de socialização de vivencias e interações onde se envolvem professores e crianças, condição essencial para que aconteça a aprendizagem de forma descontraída, enriquecedora e profícua, onde a criança busca o outro desenvolvendo-se nas relações. E o adulto precisa de tempo e espaço para estabelecer essas relações ampliando também as suas possibilidades. Em situações que envolvem gênero o posicionamento do professor diante delas deve ser o de amenizar, e não solidificar o estereotipo de gênero. Também é relevante o pensamento de que não basta que as crianças brinquem apenas. È necessário considerar a presença do corpo na brincadeira e ver além do raciocínio e do desenvolvimento intelectual. Perceber dentro dela as relações de conflitos e como estão sendo solucionados, o sofrimento que as vezes ela traz, as renuncias, as angustias. Pois nem sempre ela é lúdica, não é sempre descontração e diversão. Perceber a brincadeira como principal, mas não única forma de atuar. Espontaneidade não é o mesmo que espontaneismo. Sobre a organização do espaço no CEI, teoricamente é pressuposto que sejam levadas em conta todas as dimensões humanas. Um lugar marcado pela ludicidade, a arte, a cognição, o afeto, o corpo, as diferenças mais variadas... garantindo o imprevisto e não a improvisação. Um lugar que permita à criança incluir-se em diferentes grupos, grandes ou pequenos, da mesma idade ou de idades diferentes. Com propostas individuais e coletivas. Com ou sem a presença constante do adulto. Define-se o espaço como o espaço físico e os moveis, inclui sala, higiene, refeitório, parque. O ambiente reporta a vida, ao contexto educativo contemplando a presença de  zonas circunscritas com diferentes arranjos que propiciem escolhas para as crianças. A organização do desse lugar comunica o que é permitido ali : liberdade ou opressão, criação ou repetição, atividade ou passividade. Pretende-se que a ação do professor nesse espaço tome como base as concepções de criança, de infância, de educação infantil. Embora o espaço possa estar organizado sugerindo autonomia, a passividade estará presente caso seja o adulto que determine as ações da criança, que precisa estar livre para reorganizar favorecendo a exploração e as interações, para transformar e ser transformada pelo ambiente.  Entre os  diferentes arranjos espaciais a privacidade deve ser considerada e o pertencimento social possível de ser exercido. Os espaços podem também ser pensados invocando a dimensão corporal, com musica, dança, movimento, teatro. Devem superar a mesmice do igual o ano inteiro flexibilizando a organização na sala, no parque, no refeitório, na sala do sono. Promover o conhecimento que pode vir no momento das refeições e a participação das crianças na sala do sono. Buscar ideias e as sugestões na escuta pedagógica é essencial para o enriquecimento do planejamento.

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Um Poema de Shakespeare Nas 21 frases que seguem.

 smiles "Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança.

E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes, não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança. smileys

smiley E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.

Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. smiley 

smilie Descobre que leva-se anos para construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá pelo resto da vida.

smiles Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem da vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.

Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos. Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa - por isso, sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a ultima vez que as vejamos.

Aprende que as circunstâncias e os ambientes tem influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser. Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto.smileys

smileysAprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve. Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.smilie

smilieAprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências.

smileyAprende que paciência requer muita prática. Descobre que algumas vezes, a pessoa que você espera que o chute quando você cai, é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.

smilesAprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas, do que com quantos aniversários você celebrou.

smileysAprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso. smilie"Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso."

 smiley"Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo."

 smilesAprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado.

Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. smilie

smilesAprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás. Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. smilesE você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!" 

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smilie Aproveite o que a vida te dá ! Mas não te dê por satisfeito.
smilessmileys As pessoas pensam conseguir as estrelas, e acabam como peixes vermelhos num aquario. (MB)
smiles "Errar é humano, tropeçar é comum. Ser capaz de rir de si mesmo é maturidade." (WAW)

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