Durante muito tempo as dinâmicas de grupo fizeram parte da minha pratica com grupos de professores na educação infantil. As respostas colaboraram bastante naquele universo e são possibilidades ricas a serem consideradas.
A dinâmica de grupo sem fins terapêuticos é um recurso possível, que pode vir a estruturar um grupo de pessoas que vai conviver diariamente como é o caso de um grupo de professores da educação infantil. Este é um segmento da educação que pede um grupo integrado pois tende a trabalhar muitas vezes coletivamente em favor dos projetos para as crianças em creches, pré-escolas e Centros de Educação Infantil. Pode desenvolver algumas capacidades pessoais que são importantes se considerarmos as diferenças subjetivas entre pessoas que se juntam com objetivos comuns como é o caso . Os efeitos da ludicidade para as crianças podem ser fortes aliados no trabalho com um grupo de professores envolvidos com essa prática pedagógica. O desenvolvimento do sentimento de pertença pode ter efeitos positivos no comportamento de pessoas mais reservadas de forma que ela traga para o grupo suas contribuições, papéis são assumidos com mais interesse. A interação social, as relações intra e interpessoais se tornam mais leves e a disponibilidade de cada membro é que consolida um grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário