6 de novembro de 2010

Dinâmica de Grupo

Durante muito tempo as dinâmicas de grupo fizeram parte da minha pratica com grupos de professores na educação infantil. As respostas colaboraram bastante naquele universo e são possibilidades ricas a serem consideradas.
A dinâmica de grupo sem fins terapêuticos é um recurso possível, que pode vir a estruturar um grupo de pessoas que vai conviver diariamente como é o caso de um grupo de professores da educação infantil. Este é um segmento da educação que pede um grupo integrado pois tende a trabalhar muitas vezes coletivamente em favor dos projetos para as crianças em creches, pré-escolas e Centros de Educação Infantil.  Pode desenvolver algumas capacidades pessoais que são importantes se considerarmos as diferenças subjetivas  entre pessoas que se juntam com objetivos comuns como é o caso . Os efeitos da ludicidade para as crianças podem ser fortes aliados no trabalho com um grupo de professores envolvidos com essa prática pedagógica. O desenvolvimento do sentimento de pertença pode ter efeitos positivos no comportamento de pessoas mais reservadas de forma que ela traga para o grupo suas contribuições, papéis são assumidos com mais interesse. A interação social, as relações intra e interpessoais se tornam mais leves e a disponibilidade de cada membro é que consolida um grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário