30 de janeiro de 2011

Jacaré na lagoa (1,6 a 2,6 anos)

Na roda cante com as crianças a musica “Jacaré na Lagoa” alguns  dias  dramatizando com gestos. Depois leve para a roda um fantoche de jacaré ou um jacaré de brinquedo dramatizando com ele. Esse momento pode ser valorizado com expressões faciais e entonação na voz. Num outro momento leve para o centro da roda peixinhos desenhados em EVA de varias cores.Antes disso desenhe um para as crianças verem. Se o recorte for feito na roda com as crianças o momento pode ser intoduzido o conceito de recorte e a relação causa e efeito pois as crianças não estarão recebendo tudo já pronto sem saber de onde surgiu. Depois que cada criança escolheu o seu o jacaré vem para a roda novamente dramatizando e fazendo de conta que come os peixinhos. O jacaré só comerá os peixinhos oferecidos pelas crianças pois elas logo os terão de volta.Certifique-se de que os peixinhos foram identificados com o nome de cada um para não haver confusão depois. Outro dia os peixinhos vem para a roda  brincar novamente e serão organizados em grupos sendo que o critério de classificação será a cor. Como os peixinhos vivem na água traga garrafas vazias (500 ml) e ajude as crianças a coloca-los lá dentro. A água deve vir depois que todos os peixinhos tiverem sido observados lá dentro sem ela. As garrafas devem permanecer em sala como brinquedos. Conforme forem fazendo uso delas as crianças criam inúmeras possibilidades de exploração desse material. Uma delas e bem importante é brincar de rolar de um para o outro, como jogo de alternância, ora a criança executa a ação, ora recebe. Exercitando os movimentos ativo e passivo importantes na construção da identidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário