9 de janeiro de 2011

Projeto Indentidade

Projeto Identidade
Faixa Etária: 1,6 a 2,6 anos
Inicio: Periodo de Acolhida (inicio do ano letivo)
Objetivo Geral: Identificação da própria imagem no espelho.
Objetivos específicos: Auto estima, diferenciação  eu e o outro, favorecimento da ação e atitude diante do objeto.
Suporte Teórico: Henry Wallon
Programa de Atividades Especificas
.  Lista do nome dos responsáveis (entrega e busca das crianças) afixado em local de fácil visualização no local de recepção das crianças de forma que o professor possa familiarizar-se logo com todos chamando-os pelo nome.
. Referir-se a criança sempre pelo nome.
. Sempre que chegar outra criança diga a quem já está, quem esta chegando na porta para que o grupo comece a identificar um ao outro.
. A distribuição dos pertences da criança deve estar ao alcance dela, e a identificação será feita por ela.
.Definir um espaço para cada cça. Espalhar na roda figuras atrativas recortadas solicitando a cada uma das crianças que escolha a sua e com auxilio da professora cole sobre o gancho onde está a sua mochila explicando que aquele será sempre o lugar dela. Fazer o exercício de colocar no mesmo lugar por uma semana como forma de apropriação para a criança. Enquanto isso a atenção das outras crianças deve também estar voltada para esse fato .
. A distribuição de qualquer material (papel, prato, copos, livros, brinquedos, lanches) nunca pode passar em branco. Ao invés disso deve ser aproveitada para que todos percebam quem está recebendo e quem ainda vai receber : o prato do João, o prato da Maria (elaboração de conceitos, identificação dos objetos também).
. Fazer o mesmo de forma diferenciada: esse prato é pra quem? Para o João, cadê o João ? Está ali !!
. Cantar musicas incluindo o nome das crianças substituindo o nome de um personagem na letra da musica.
.      Contar historias com fantoches que dizem o nome das crianças e conversam com elas.
.  De vez em quando pedir  a uma criança que entregue um objeto a outra indicando pelo nome.
. Brincar de esconder e revelar: cobrir o rosto de uma das crianças com um lenço, pergunto cadê o ..., descubro dizendo quem é.
. Quando ocasionalmente pertences ficarem pela sala pedir a cada criança que guarde na própria mochila. Com o passar do tempo pedir que uma criança guarde os pertences de outra (observando para que guarde na mochila correta).
. Ao saírem para o parque algumas vezes formar pares de mãos dadas citando nomes.
Obs.
. Esse período de identificação das crianças é essencial para a próxima etapa. A da identificação da propria imagem no espelho.
. Durante esse período é importante observar o movimento do grupo: musicas, histórias, atividades podem dar suporte para inserir o objeto principal. O Espelho. Sugestões em Projeto Identidade 1 e 2.



Nenhum comentário:

Postar um comentário