Características
Fanny Abramovich
• Partem de situações reais, que muitas crianças já viveram
• Lidam com a fantasia, com as emoções.
• Lidam com a fantasia, com as emoções.
• Acontecem num lugar esboçado, fora dos limites do tempo e do espaço, mas por onde qualquer um pode caminhar.
• Os personagens são simples e colocados em inúmeras situações diferentes, onde tem que buscar e encontrar uma resposta de importância fundamental, estimulando a criança a percorrer e achar unto uma resposta para o conflito.
• Esse processo é vivido através da fantasia, do imaginário, com intervenção de entidades fantásticas.
• Partem de um problema vinculado a realidade (estado de penúria,carência afetiva, conflito entre pais e filhos) que desequilibra a tranqüilidade inicial.
• O desenvolvimento é a busca de soluções, no plano da fantasia com introduções de elementos mágicos (fadas, bruxas, anões, duendes).
• A restauração da ordem no desfecho da narrativa, quando há uma volta ao real.
Importância
• Os autores aceitam o potencial imaginário da criança mas transmitem à ela a idéia de que ela não pode viver indefinidamente no mudo da fantasia, sendo necessário assumir o real em tempo hábil.
• Lidam com conteúdos essenciais à condição humana.
• A magia não está no fato de haver uma fada, mas na forma de ação, de aparição, de comportamento, de abertura de portas...
• Cada elemento do conto de fadas tem um papel significativo, importantíssimo e se for retirado, suprimido ou atenuado, ai impedir que a criança compreenda integralmente o conto.
• Ao adocicá-los, retirar-lhes os conflitos essenciais, tira-se também toda a sua densidade, significado e revelação...
• Psicanalistas, sociólogos, psicopedagogos, psicólogos são estudiosos dos contos de fadas.
Bruno Bettelhein
• “Explicar para uma criança por que um conto de fadas é tão cativante para ela, destrói, acima de tudo, o encantamento da história que depende em grau considerável de a criança não saber absolutamente porque está maravilhada. E ao lado do confisco deste poder de encantar vai também uma perda do poder do potencial da historia em ajudar a criança a lutar por si só e a dominar exclusivamente por si só o problema que fez a historia estimulante para ela.
• As interpretações adultas por mais corretas que sejam roubam da criança a oportunidade de sentir, por sua própria conta através de repetidas audições e de ruminar acerca da historia, enfrentar com êxito uma situação difícil. Nós crescemos, encontramos sentido na vida e segurança em nós mesmos, por termos entendido ou resolvido problemas pessoais por nossa conta, e não por eles nos terem sido explicados por outros.”
O medo
• O que pode provocar o medo é diferente para cada um, conforme as percepções, as experiências que enfrenta.
• Os medos estão presentes no cotidiano de todos, com os quais convivemos de um jeito ou de outro numa intensidade ou em outra.
• Medos, se aprende a enfrentar, desvia, superar, substituir, com os quais se aprende a conviver ou a lidar.
O amor
Sobre o amor em todas as suas dimensões:
• Sofrimentos
• Encantos
• Possibilidades
• Entregas e plenitudes
• Início e término...
A criança
• Mostram perspicácia
• única e especial
• Inteligente e viva ...
• Voltada para si mesma
• Querendo se conhecer, se saber, se encontrar...
As carências
• Pobreza
• Afetividade
• Abandono
• Separação
• Rejeição
• Frio
• Fome
As Auto descobertas
• A própria identidade
• Estereótipos
• Descoberta de si mesmo
• A questão é descobrir quem somos, perceber o quanto podemos, com quem contamos, o que desejamos, nossos valores...
“É só estarmos atentos ao nosso processo pessoal, às nossas relações com os outros e com o mundo, à nossa memória e aos nossos próprios projetos, para compreender que a fantasia é uma das formas de ler, de raciocinar, de sentir.. O quanto a realidade é um impulsionador para desencadear nossas fantasias.” (Fanny)
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