Então, aos poucos, a criança vai individualizando a representação de si mesma, diferenciando as partes do seu corpo, sem que isso signifique que faça relação imediata consigo mesma. O corpo das sensações vai se integrando ao corpo visual, ou seja, o corpo tal como a criança o sente se junta a sua imagem tal como é vista, caminhando para a unidade corporal.
Wallon (1979), em jogos de alternância a criança se coloca em papéis alternados levando ao reconhecimento de “ser o outro”: Quem sente as reações de um certo polo de uma situação ressente as atitudes complementares. A atividade sensório motriz libera a criança de exclusividade de relações com as pessoas. Agora ela vai se subtrair desta alienação de si em outro que era consequência da sua dependência e começará por se atribuir papeis em situação lúdica, desempenhando alternadamente os papéis de ativo e passivo que permitem conhecer-se a si própria. A criança explora dois polos da mesma situação, sem optar ainda por um ou por outro para nele se fixar pessoalmente. Tudo isso a preparação do momento em que, pelo contrario, tomará posição, as vezes pelo simples fato de fazê-lo.
Segundo Costa (apud Mahoney e Almeida, 2000 p.37) “Para que se consolidem as etapas de identificação e apropriação do eu corporal, é necessário ainda que a criança estabeleça a relação entre a sua pessoa e a sua imagem. Reconhecer a sua imagem refletida no espelho, por exemplo, é uma conquista importante no âmbito cognitivo, pois revela a compreensão de que sua imagem pertence ao plano da representação, integrando sensação, percepção e imagem de si”.
Lendo com Lupa : Exemplos de jogos de alternancia são os jogos com bola onde a criança ora arremeça, fazendo o papel ativo, ora recebe, fazedo o papel passivo. Outras possibilidades como pendurar garrafas recheadas de papel colorido nas árvores do parque e brincar da mesma forma. Se a altura for adequada, no alcance da mão levantada a criança precisará de recurso como equilibrio, coodenação visomotora e ainda serão contribuintes para conhecimento e desenvolvimento do proprio corpo. Os Projetos Identidade fazem alusão a esse estagio.
Bom dia Maria Helena, venho retribuir a linda visita e diser que ja te sigo tambem....aliás, tem muita coisa aqui para se ler e aprender ...bj e uma otima semana.
ResponderExcluirValéria