5 de abril de 2011

Educação Infantil em Cena

No parque Ana Clara chora compulsivamente há 10 minutos. A prof. já pegou no colo, abraçou, fez carinho, conversou, passeou de mãos dadas cantando, colocou no balanço e nada. A prof. explica a Ana Clara que vai dar um jeito nisso e dirige -se sozinha para a sala. Ana Clara olha a prof. sumir da sua vista e continua chorando sem diminuir o tom. Em seguida a prof. volta com passos apressados com uma fralda escurecida na mão. Dá para Ana Clara que pega rapidamente e olhando para a prof esfrega a fralda no rosto encosta tranquilamente no balanço que tem um movimento suave. O choro foi estancado antes que se ouvisse mais um soluço.

Lendo com Lupa : D. W. Winnicott pediatra e psicanalista inglês que observou e trabalhou com crianças apresentou o conceito de “objeto transicional” que é um objeto escolhido pela criança. As vezes uma fralda velha, um pedaço de roupa dos pais, um cobertor; possui características muito particulares, como por exemplo o cheiro, por isto não deve ser lavado. Em situações novas e desconhecidas onde a criança experimenta angústia medo e desamparo, o "objeto transicional" serve como um suporte, um apoio, a criança sente como algo seu que lhe passa segurança, pois é algo muito familiar, que tem marcas, lembranças, ela pode sentir que tem a posse e o controle levando para aonde quiser. Tem poderes sobre  ele, é seu e não varia, independente do seu desejo como tantas outras coisas sobre as quais não pode ter controle.
O papel do professor é cuidar e educar a criança pequena  criando outros interesses,  mostrando que não esta em situação de perigo ou ameaça como tentou fazer a prof. em cena.  Esta passagem deve ser gradual, o objeto fica por perto, podendo ser devolvido à criança quando a situação pedir. Se a retirada deste objeto "apoio" for brusca sem respeito ao ritmo pessoal de cada criança, corre-se o risco de criar um clima de angústia e insegurança o que só pode dificultar o processo de adaptação. Processo este que pode ser necessario em variadas situações, como quando a criança esteve doente e faltou dias, feriados prolongados, recesso em meados do ano, ou mesmo situaçoes domesticas que podem estar influenciando no bem estar da criança. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário