11 de maio de 2011

Aspecto Motor

Dos Zero aos 2 anos (+ ou -)
Neste sentido se faz necessário que a criança receba estimulações que a leve a percepção do esquema corporal : percepção e conhecimento do corpo; organização e expressão corporal, expressões fisionômicas e gestuais; coordenação dos esquemas primários; posturas, decúbito ventral e dorsal, sentado , em pé.
Desenvolvimento da coordenação motora e dissociação dos movimentos dos grandes e pequenos músculos. Tônus muscular; freio inibitório; posturas. Coordenação dos pequenos músculos: língua, lábios, olhos, mãos e pés.
Sentir, percebe, conhecer e organizar, através da ação as sensações relativas ao seu próprio corpo: olfato, gustação,audição, visão, termo tátil.
Percepção Espacial : posição espacial – localização das partes do corpo (verbalização do professor); relação espacial – relação entre as partes do corpo e do corpo no espaço; adequação espacial; direção espacial; Constancia de percepção ( cor, tamanho, forma) – verbalização do professor; deslocamento.
Percepção Temporal : sequência de ações; duração – antes, agora, depois; ritmo espontâneo; freqüência – rotina de vivencias.
Dos 2 aos 3 anos.
Aprimoram se as noções anteriores e desenvolve a verbalização.
Qualidades Fisicas : força e o controle dela; resistência, velocidade, equilíbrio, flexibilidade, agilidade.
Percepção Espacial : localização e movimento de direção do corpo;
Relação Espacial: relação do corpo com outros objetos.
Percepção Temporal : sequencia de ações – compreende mais de duas ordens em sequencia; noções básicas: dia, noite, antes, depois, agora, hoje; sucessão : agora e depois; ritmo :depressa, devagar; duração :relacionadas a momentos significativos – antes e depois do parque, antes e depois do almoço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário