23 de junho de 2011

Educação Fisica na Educação Infantil

Equilibrio: coordenar o corpo numa posição mantendo-o assim durante algum tempo de forma estática ou dinâmica. Desde os bebes até as crianças maiores estão sempre desenvolvendo esta capacidade em diferentes situações para diferentes necessidades. Andar sobre uma corda é um bom exemplo, se a altura exigir que a criança receba apoio para conseguir faze-lo, que seja de outra criança maior pois alem de desenvolver o tônus de ambas contribuirá também para a construção de valores, empatia, de trabalho em equipe.
Pesquisar e oferecer objetos para a brincadeira das crianças não precisa necessariamente dizer a elas o que fazer com eles. Podemos aprender com elas o que fazer com eles.


A pescaria oferecida dentro de um espaço cercado com muro baixo exigiu muito equilibrio concentração, atenção voluntária e ... torcida pelo sucesso do  outro.

A criança de 2,6 anos depois de algumas tentativas foi auxiliada pela criança de 5,6 anos e vibraram juntas o sucesso !!

Entre materiais reutilizaveis riquissimos em possibilidades o pneu pode trazer infinitas possibilidades.


Lendo com Lupa: A educação fisica pode sim, ser pensada a partir das crianças. Daquilo que elas mostram e criam no dia a dia. Observações e registros são fundamentais como material de apoio ao professor de educação fisica e professor regente. Pode ser parte da vivencia da infancia, que ainda está longe da escola.

Um comentário:

  1. Adorei ver Meu pimpolho aki se divertindo com os amiguinhoss bjux ele adora vc e eu tb

    ResponderExcluir