A dimensão visual manifesta-se também no desenho da brincadeira, na organização do espaço para brincar, na relação que a criança faz com o objeto e o insere no contexto da sua ação.
No desenho do trepa trepa as crianças viram a possibilidade de fazer uma churrasqueira, nos galhos caidos da arvore, os espetos. |
Brincando na amarelinha feita de fotos de cenas as crianças brincam sobre o desenho. |
•Estruturação do pensar (organização e ordenação do pensamento)
•Definição de formas
•Leitura de mundo nos desenhos
• Criação, imaginação
Nos desenhos acima as quatro crianças viveram a mesma experiencia. Ouviram uma historia,com a mesma contadora, no mesmo ambiente. No entanto, nos desenhos elas organizaram e ocuparam o espaço de forma diferente. Organizaram e ordenaram o pensamento definindo formas e comunicando diferentes leituras do momento que viveram, criaram e imaginaram cada qual conforme os seus valores, as suas experiencias de vida, os afetos que envolve cada uma. Por exemplo: nos quatro desenhos aparece a figura do camaleão, mas um é diferente do outro. Isso acontece porque ao observar, cada criança visualiza, ou dá atenção a detalhes diferentes: o rabo, a boca, os olhos... E o mesmo acontece nos vários contextos em que vivem.
Nos desenhos prontos dados para a criança colorir, ela não organizou espaço já que estava definido, não organizou ou ordenou pensamento já que não havia possibilidade, não definiu forma pois já estavam definidas, não criou, não imaginou, algúem fez isso por ela.
O que aconteceu com a atividade pronta foi:
•Negação do traço
•Negação da expressão
•Negação da autoria
•Negação da imaginação
•Negação das diferenças
Colocando-se as duas possibilidades lado a lado num varal na sala das crianças: que leitura elas fariam ?
“Se a criança vem ao mundo e se desenvolve em interação com a realidade social, cultural e natural, é possível pensar uma proposta educacional que lhe permita conhecer este mundo a partir do profundo respeito por ela. Ainda não é o momento de sistematizar o mundo para apresentá-lo à criança: trata-se de vivê-lo, proporcionar-lhe experiências ricas e diversificadas.” Kuhlmann,1999 (p.57)
Muito bacana esses comentários sobre o desenho, e a forma de apropriação da criança. Lendo pude imaginar o quanto muitas vezes podamos a criatividade da criança!! Parabéns pelo incentivo!! Citação bastante pertinente também!! Estou com saudades!! Beijocas
ResponderExcluirConcordo com as colocações feitas a respeito dos desenhos prontos, pois também acredito no potencial das crianças, na sua capacidade de criar, de recriar, de imaginar,...As crianças nos surpreendem e nos desafiam constantemente, seus desenhos são verdadeiras "obras de arte", transmitem a beleza do ser criança e da infância a qual elas vivenciam, é um espaço que respeita a diversidade e que valoriza as diferentes formas de expressão.
ResponderExcluir