17 de fevereiro de 2011

Conto de Fadas na Educação Infantil

Características
Fanny Abramovich
         Partem de situações reais, que muitas crianças já viveram

         Lidam com a fantasia, com as emoções.

         Acontecem num lugar esboçado, fora dos limites do tempo e do espaço, mas por onde qualquer um pode caminhar.

         Os personagens são simples e colocados em inúmeras situações diferentes, onde tem que  buscar e encontrar uma resposta de importância fundamental, estimulando a criança a percorrer e achar unto uma resposta para o conflito.

         Esse processo é vivido através da fantasia, do imaginário, com intervenção de entidades fantásticas.
         Partem de um problema vinculado a realidade (estado de penúria,carência afetiva, conflito entre pais e filhos) que desequilibra a tranqüilidade inicial.

         O desenvolvimento é a busca de soluções, no plano da fantasia com introduções de elementos mágicos (fadas, bruxas, anões, duendes).

         A restauração da ordem no desfecho da narrativa, quando há uma volta ao real.



Importância

         Os autores aceitam o potencial imaginário da criança mas transmitem à ela a idéia de que ela não pode viver indefinidamente no mudo da fantasia, sendo necessário assumir o real em tempo hábil.

         Lidam com conteúdos essenciais à condição humana.
         A magia não está no fato de haver uma fada, mas na forma de ação, de aparição, de comportamento, de abertura de portas...

         Cada elemento do conto de fadas tem um papel significativo, importantíssimo e se for retirado, suprimido ou atenuado, ai impedir que a criança compreenda integralmente o conto.
         Ao adocicá-los, retirar-lhes os conflitos essenciais, tira-se também toda a sua densidade, significado e revelação...

         Psicanalistas, sociólogos, psicopedagogos, psicólogos são estudiosos dos contos de fadas.



Bruno Bettelhein

         “Explicar para uma criança por que um conto de fadas é tão cativante para ela, destrói, acima de tudo, o encantamento da história que depende em grau considerável de a criança não saber absolutamente porque está maravilhada. E ao lado do confisco deste poder de encantar vai também uma perda do poder do potencial da historia  em ajudar a criança a lutar por si só e a dominar exclusivamente por si só o problema que fez a historia estimulante para ela.
         As interpretações adultas por mais corretas que sejam roubam da criança a oportunidade de sentir, por sua própria conta através de repetidas audições e de ruminar acerca da historia, enfrentar com êxito uma situação difícil.  Nós crescemos, encontramos sentido na vida e segurança em nós mesmos, por termos entendido ou resolvido problemas pessoais por nossa conta, e não por eles nos terem sido explicados por outros.”


O medo

         O que pode provocar o medo é diferente para cada um, conforme as percepções, as experiências que enfrenta.
         Os medos estão presentes no cotidiano de todos, com os quais convivemos de um jeito ou de outro numa intensidade ou em outra.
         Medos, se aprende a enfrentar, desvia, superar, substituir, com os quais se aprende a conviver ou a lidar.


O amor
Sobre o amor em todas as suas dimensões:
         Sofrimentos
         Encantos
         Possibilidades
         Entregas e plenitudes
         Início e término...


A criança

         Mostram perspicácia
          única e especial
         Inteligente e viva ...
         Voltada para si mesma
         Querendo se conhecer, se saber, se encontrar...

As carências

         Pobreza
         Afetividade
         Abandono
         Separação
         Rejeição
         Frio
         Fome


As Auto descobertas

         A própria identidade
         Estereótipos
         Descoberta de si mesmo
         A questão é descobrir quem somos, perceber o quanto podemos, com quem contamos, o que desejamos, nossos valores...


“É só estarmos atentos ao nosso processo pessoal, às nossas relações com os outros e com o mundo, à nossa memória e aos nossos próprios projetos, para compreender que a fantasia é uma das formas de ler, de raciocinar, de sentir.. O quanto a realidade é um impulsionador para desencadear nossas fantasias.” (Fanny)

Nenhum comentário:

Um Poema de Shakespeare Nas 21 frases que seguem.

 smiles "Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança.

E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes, não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança. smileys

smiley E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.

Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. smiley 

smilie Descobre que leva-se anos para construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá pelo resto da vida.

smiles Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem da vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.

Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos. Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa - por isso, sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a ultima vez que as vejamos.

Aprende que as circunstâncias e os ambientes tem influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser. Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto.smileys

smileysAprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve. Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.smilie

smilieAprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências.

smileyAprende que paciência requer muita prática. Descobre que algumas vezes, a pessoa que você espera que o chute quando você cai, é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.

smilesAprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas, do que com quantos aniversários você celebrou.

smileysAprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso. smilie"Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso."

 smiley"Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo."

 smilesAprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado.

Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. smilie

smilesAprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás. Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. smilesE você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!" 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Michael Foucault

smilie Aproveite o que a vida te dá ! Mas não te dê por satisfeito.
smilessmileys As pessoas pensam conseguir as estrelas, e acabam como peixes vermelhos num aquario. (MB)
smiles "Errar é humano, tropeçar é comum. Ser capaz de rir de si mesmo é maturidade." (WAW)

Escola do Mar - São José - SC

O Homem que Amava Caixas (Stephan M King)