16 de junho de 2011

Educação Fisica na Educação Infantil

Observando-se a educação física na educação infantil tem-se a sensação de que um pedaço da escola descolou-se para dentro do CEI, com aulas de 30 a 45 minutos para cada turma. Procurar uma dinâmica que organize esses momentos de forma mais aproximada com uma proposta pedagógica voltada para a infância implica numa atitude reflexiva para alcançar uma pratica pedagógica menos escolarizante para a ação do professor de educação física dentro da instituição de educação infantil.  Considerando-se que não há orientação sobre a questão do tempo das aulas conclui-se que o que está posto é a reprodução de experiências vivenciadas até o momento.
Mas algumas linhas de pensamento vislumbram possibilidades mais profícuas para a criança a quem se destina.
“(...) enquanto a escola tem como sujeito o aluno, e como objeto fundamental o ensino nas mais diferentes áreas, através da aula: a creche e a pré-escola tem como objeto as relações educativas travadas no espaço do convívio coletivo e tem como sujeito a criança de 0 a 6 anos de idade.” (ROCHA, 1999) p. 182.
 (...) “Se a criança vem ao mundo e se desenvolve em interação com a realidade social, cultural e natural é possível pensar uma proposta educacional que lhe permita conhecer este mundo a partir do profundo respeito por ela. Ainda não é o momento de sistematizar o mundo para apresentá-lo à criança: trata-se de vive-lo, proporcionar-lhe experiências ricas e diversifidas.”






“Planejar na educação infantil é planejar um contexto educativo envolvendo atividades e situações desafiadoras e significativas que favoreçam a exploração, a descoberta e a apropriação de conhecimento sobre o mundo físico e social.” OSTETTO (2000, P. 293)





A partir do exposto pode-se traçar  objetivos deste planejamento:
1.     Promover a interação entre crianças de diferentes idades.
2.     Respeitar a criança na sua individualidade.
3.     Organizar propostas diferenciadas nos espaço interno e externo do CEI.
4.     Desenvolver iniciativa, criatividade, autonomia, valores ...
5.  Priorizar a infancia.
O professor de educação física dentro da instituição da creche e pré escola será organizador de propostas que venham de encontro ao cumprimento desses objetivos desconstruindo a prática que por hora está posta. O seu tempo de trabalho neste lugar inclui a confecção e busca de materiais que venham de encontro a realização das atividades.
Organizar os espaços tendo como principal foco as manifestações das crianças em suas observações diarias requer companheirismo com os professores regentes. Possibilidades que oferecem riqueza de experiencias são situações que trazem as fantasias e acessorios; materiais proprios da educação fisica como cordas, bamboles, cones; escadas, caixas de tamanhos variados, panos; musicas e musicas que incentivam coreografias; brincadeiras de roda; de esconder, de pegar; enfim...




Lendo com Lupa: É necessario lembrar, reiteradamente, que propostas coletivas são coletivas inclusive para os adultos que trabalham com as crianças. E que o professor de educação fisica não pode estar sozinho jamais, assim como o professor regente tambem não está. Seja nas observações, escutas e registros que vão dar o norte das propostas que hão de vir, seja no momento da realização.

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Um Poema de Shakespeare Nas 21 frases que seguem.

 smiles "Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança.

E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes, não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança. smileys

smiley E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.

Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. smiley 

smilie Descobre que leva-se anos para construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá pelo resto da vida.

smiles Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem da vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.

Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos. Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa - por isso, sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a ultima vez que as vejamos.

Aprende que as circunstâncias e os ambientes tem influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser. Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto.smileys

smileysAprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve. Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.smilie

smilieAprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências.

smileyAprende que paciência requer muita prática. Descobre que algumas vezes, a pessoa que você espera que o chute quando você cai, é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.

smilesAprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas, do que com quantos aniversários você celebrou.

smileysAprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso. smilie"Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso."

 smiley"Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo."

 smilesAprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado.

Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. smilie

smilesAprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás. Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. smilesE você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!" 

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smilie Aproveite o que a vida te dá ! Mas não te dê por satisfeito.
smilessmileys As pessoas pensam conseguir as estrelas, e acabam como peixes vermelhos num aquario. (MB)
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