29 de setembro de 2011

Como eu Leio !!


 Não é a toa que o meu blog tem o nome que tem. O curso da vida depende de leituras, de interpretações e de relações que se estabelece entre elas. E o trabalho com crianças pequenas também. As leituras que faço nas ações das criançasdurante seis horas diárias determinam as minhas atitudes, os meus objetivos, as propostas que levo para a sala, as musicas que canto, as histórias que conto, os limites que imponho e as liberdades que desfrutam. Leio o olhar, o choro, o sorriso, o dengo, as palavras e a entonação de voz, os conflitos e as soluções que encontram, o corpo e o movimento ou a falta dele, as mordidas e as razões delas, as negações e as exibições... a criança. Mas essa leitura não é tão fácil de aprender quanto aquela inserida no processo de alfabetização. Exige conhecimento, exige observação, olhar e escuta de subjetividades. Muito se adquire na pratica, no exercício do magistério, na experiência, na relação com as crianças e ouvindo professores na academia. Mas sem os livros... Passear na livraria e comparar um livro já é um êxtase. Folhear então !! Ver o conteúdo rapidamente, já que no balanço do ônibus ou do carro de volta pra casa nem pensar, é náusea na certa e é bom não insistir. Bom mesmo é bem cedinho na beira do mar, depois de saborear um chimarrão e encher os olhos com aquela imensidão azul . Os livros relacionados a educação estão marcados pelo uso. E as marcas são belas porque com certeza ali está uma leitura que me ajudou muito. Marca texto e lápis ressaltam aquilo que procurei e encontrei. Muitas vezes encontrei o que precisava e não o que procurava. Tive então vontade de marcar de vermelho, mas resisti. Se o livro está novo depois de anos, desconfio da aquisição. O mesmo não acontece com os romances. Não! Com todos os que não versam sobre educação. Esses estão sem marcas. No Maximo uma pontinha da folha dobrada ou um marcador esquecido lá dentro, seja um pedaço de papel higiênico, um guardanapo, um lápis ou um marcador que eu mesma fiz. Como não posso estar sempre a beira mar, faço uso de uma poltrona, se exigir muita concentração necessariamente uma mesa.


"As pessoas pensam perseguir as estrelas e acabam como peixes vermelhos num aquário." Muriel Barbery em A elegancia do Ouriço.

"... onde o brincar não é possivel, o trabalho efetruado pelo terapeuta é dirigido então no sentido de trazer o paciente de um estado em que não é capaz de brincar para um estado em que o é." Winnicot em O brincar e a realidade             

Esta postagem é resposta a .http://fio-de-ariadne.blogspot.com/ pelo aniversario de 6 anos. Parabéns Vanessa !!

10 comentários:

Helena Silva disse...

Sou mãe de 03 presentes maravilhosos que Deus colocou na minha vida e muitas vezes penso que deveria ter estudado pedagogia, mas como não fiz, uso meu dom de mãe para tentar interpletar seu corações, muitas vezes me vejo sendo substituida pela tia e pela professora, que muitas vezes sabem muito mais que eu, que chego sempre cansada, estressada, nervosa. Nessa horas agradeço a Deus por te dado aos meus filhos ótimas professoras.
Beijos
LENA

Elaine Gaspareto disse...

Maria Helena, bom dia!
Você recebeu meu email ontem?
Estou deixando o aviso aqui porque alguns email têm dado erro, então quis garantir.
Beijossss, e bom dia

ROSÂNIA disse...

MARIA HELENA,
É ASSIM MESMO ,VIU?AGORA NA LATERAL É O MESMO BANNER QUE TEM AS INFORMAÇÕES DO SORTEIO.POIS QUANDO A POSTAGEM FICAR MAIS ANTIGA TEM O BANNER DA LATERAL ...
VALEU ,
OBRIGADA,
BOA SORTE PRA VC!
MIL BJOS,
RÔ(ARTESARÔ)

Vanessa disse...

Mia, Maria Helena, como devo te chamar? :-) Muito obrigada por participar e incluir suas preferencias de leitura na minha lista de amigos. Abraço!!

Orvalho do Céu disse...

Olá, querida
Estarei postando mais tarde também pois o Tema é fascinante...
É bom demais fazermos uma leitura da vida afora!!!
Bjm de paz e ótimo fim de semana

Lufe disse...

Oi Maria Helena,

Vim retribuir a visita e encontro esse texto gostoso de ler.
Eu tenho mesmo esta neura em conservar os livros. Se compro um livro antigo em um sebo e ele depois solta uma pagina, é como se arrancassem um pedaço de mim.....rsrs
Parabens pela sua participação.

bjo procê

She disse...

Olá Maria Helena, adorei a sua participação. Eu amo ler desde pequena, é muito bom! E para escrever é FUNDAMENTAL continuar a manter este hábito. ;)
Obrigada querida por trazer o meu filhote pra cá, ele ficou realmente lindo aqui... hehe :D
Beijo, beijoooo!
She

Cadinho RoCo disse...

Muitíssimo interessante.
Cadinho RoCo

Magia da Inês disse...

♥ •˚。
°°Olá, amiga! 。♥。
● ♥• Passei para uma visitinha.
˚。˚ Bom fim de semana!
♥ •˚。Beijinhos.
•˚。Brasil
..(░)(░)
(░)(♥)(░)
..(░)(░)

BLOG DE POESIAS DO PROFEX disse...

Maria Helena, ler é tudo de bom. Eu tenho essa mania de marcar(uso a caneta que estiver ao alcance) e estou sempre relendo e relendo...
Abraços!

Um Poema de Shakespeare Nas 21 frases que seguem.

 smiles "Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança.

E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes, não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança. smileys

smiley E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.

Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. smiley 

smilie Descobre que leva-se anos para construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá pelo resto da vida.

smiles Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem da vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.

Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos. Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa - por isso, sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a ultima vez que as vejamos.

Aprende que as circunstâncias e os ambientes tem influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser. Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto.smileys

smileysAprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve. Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.smilie

smilieAprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências.

smileyAprende que paciência requer muita prática. Descobre que algumas vezes, a pessoa que você espera que o chute quando você cai, é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.

smilesAprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas, do que com quantos aniversários você celebrou.

smileysAprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso. smilie"Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso."

 smiley"Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo."

 smilesAprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado.

Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. smilie

smilesAprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás. Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. smilesE você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!" 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Michael Foucault

smilie Aproveite o que a vida te dá ! Mas não te dê por satisfeito.
smilessmileys As pessoas pensam conseguir as estrelas, e acabam como peixes vermelhos num aquario. (MB)
smiles "Errar é humano, tropeçar é comum. Ser capaz de rir de si mesmo é maturidade." (WAW)

Escola do Mar - São José - SC

O Homem que Amava Caixas (Stephan M King)