Cena : A cena é “comum” e passa despercebida . No parque o menino (prestes a completar 3 anos ) corre atrás do amigo que lhe tomou o carrinho e puxa o brinquedo para si, o amigo por sua vez puxa também resistindo a devolver. O menino bate no amigo e quase em lagrimas pede que lhe devolva. Ouvindo a discussão a professora se volta e vê a cena como se apresenta agora e intervém. Pega o menino pela mão e faz com que ele sente na cadeira dizendo que ele vai ficar ali até resolver que não vai mais bater em ninguém. O menino chora e permanece na cadeira olhando o amigo que brinca com o brinquedo que lhe tomou.
“só podemos entender as atitudes da criança se entendermos a trama do ambiente no qual está inserida” (WALLON).
Segundo Foucault a disciplina é a própria (micro)física do poder,
instituída para controle e sujeição do corpo, com o objetivo de tornar o indivíduo dócil e útil: uma política de coerção para domínio do corpo alheio,ensinado a fazer o que queremos e a operar como queremos.
Lendo com Lupa : Mesmo que ignorasse a teoria, inclusive o estágio em que se encontra uma criança nessa faixa etária (conflitos e posse do objeto) , poderia prevalecer a pratica do dialogo, da investigação dos acontecimentos antes da intervenção. A oportunidade de construção de valores e de identidade na criança está em pequenas ações e situações que se apresentam no cotidiano da educação infantil. A oportunidade ficou perdida para o menino que lutava pelo seu direito, para o amigo que tomou para si o objeto e não foi orientado e para a professora que não cumpriu o seu papel que inclui o educar, que não é o mesmo que manter a criança sob controle .
Oi maria Helena!
ResponderExcluirPassando pra te desejar um ótimo domingo!
Bjos