A organização da sala em espaços diversificados na educação infantil está colocado em várias propostas pedagógicas. Pensar neles remete o professor a observar o movimento do grupo ao qual se destinam, pesquisando possibilidades de brinquedos e brincadeiras. Levar em consideração o desenvolvimento das crianças é parte fundamental para o sucesso dessa proposta. Perceber do que e com que elas estão brincando: carrinho, bonecas, bichinhos, jogos, massinha facilita a funcionalidade. È importante levar em conta que não será prospectivo para as crianças se os brinquedos estivem ao alcance delas e misturados sem que elas consigam se localizar nos espaços sendo que pra isso é possível lançar mão da ludicidade como um forte aliado. Os espaços precisam realmente de organização o que não significa um regime de ditadura dentro sala. Crianças que gostam de carrinhos por exemplo, podem ter um lugar significativo onde guardá-los. Uma ideia é por neles um cordão para puxar e passear pelos corredores, pelo pátio e na volta guardá-los na garagem, que pode ser no chão sob uma estante ou numa caixa com a abertura colocada de forma que os carros possam entrar. O lugar das bonecas pode ser melhor do que sentadas numa estante se elas tiverem camas mesmo feitas com caixas de tamanhos variados fazendo com que desenvolvam a correspondência de tamanhos, bonecas/camas. Reservar um espaço na sala para este fim, talvez um colchão pequeno possa tornar este ambiente aconchegante e convidativo. Conforme a ação das crianças é produtivo introduzir acessórios como mamadeira, bicos, fraldas, panos para cobrir, pente, escova de dentes para o faz de conta. Promover situações que provoquem resposta das crianças pode ser uma boa estratégia. Contar historias por exemplo abrindo possibilidade de despertar o faz de conta que é o príncipe, a princesa, a vovó ou o lobo criando o espaço reservado a fantasia com coroas, vestidos, chapéus, mascaras, etc. e junto não pode faltar o espelho, escovas de cabelo, xuquinhas... Um espaço de artes onde estarão a massinha, os lápis, tesouras (atenção idade), revistas e vários desenhos xerocados para que possam pintar aquele escolhido. Uma caixa com sucatas interessantes para construções ou elaboração de representações. Brincar de casinha, de escritório, medico, dentista ou o que mais estiver na convivência da criança nos grupos sociais por onde vive. Mais ideias chegam com a escuta pedagógica que precisa ser exercício constante. Pois escuta pedagógica se aprende na pratica, vendo, escutando, observando, registrando, estudando as ações e reações da criança nos mais inesperados momentos.
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