As histórias para as crianças menores de dois anos geralmente iniciam pela exploração de personagens, do conteúdo, das imagens e pela elaboração de conceitos. Explico: pode acontecer de as crianças não se interessarem por um enredo pela falta de conhecimento. Antes de chegar a concentrar-se no enredo ela precisa conhecer quem é quem na historia. O livro deve ser exaustivamente explorado. É importante que ela seja ajudada neste sentido. Portato, livros que contenham poucos detalhes em cada página são bons para esta idade. Cada personagem sendo conhecido e reconhecido, observado, imitado no som que faz. Num outro momento é possivel ampliar as observações sobre eles: olhos, boca expressão e o que estão fazendo. Aos poucos pode-se começar a relacionar uma cena com a outra, os personagens entre si, sugerindo talvez que sejam amigos, que um está procurando o outro... Um enredo para livros que não os tem, pode ir sendo criado a partir de falas das crianças ou de situações acontecidas em sala aproveitando a ludicidade para traze-las a tona, como os conflitos do dia a dia. As repetições das mesmas historias a pedido das crianças não devem servir de incomodo, elas são necessárias. Assim como um adulto que lê um texto ou um livro mais do que uma vez para apreender melhor o conteúdo, as crianças fazem o mesmo. Observam detalhes que não viram antes, relacionam com cenas ou com imagens que viram fora da instituição, experienciam sentimentos difereciados, aprendem com as intervenções dos colegas durante o conto. As possibilidades vão crescendo com o desenvolvimento das crianças e observá-lo para aproveitá-lo faz toda diferença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário