19 de abril de 2011

Educação Infantil em Cena

Bernardo (3 anos) já se serviu no bufet que está sobre as mesas . Com a faca e a colher que escolheu entre os talheres ele almoça, alheio ao que se passa em volta de si. Luiza (2,6 anos) acaba de se servir e senta-se de frente para Bernado. Ela pega uma almondega com os dedinhos em pinça. Olha para Bernardo cortando uma almondega e por alguns segundos o observa. Põe de volta a almondega no prato, lambe os dois dedinhos, levanta-se , vai até o bufet e pega um faca. Tenta usá-la mas não consegue. Levanta novamente, arrasta o seu prato pela mesa e senta-se bem pertinho do Bernardo observando melhor. Tenta novamente modificando a direção em que usava a faca, assim como faz o menino. Com esforço consegue cortar ao meio a almondega. Dá uma risada olhando pra ele que retribui o sorriso. Agora ela pega a almondega novamente em pinça (indicador contra polegar), e come.

Lendo com Lupa : A cena lembra Vigostky ,Wallon e outros pensadores que fazem alusão a importancia da aprendizagem com o outro que não necessariamente um adulto. Muitas devem ter sido as vezes em que Luiza observou adultos usando faca para comer. Nessa situação, entre iguais ela ficou encorajada a se superar . "A zona de desenvolvimento proximal define aquelas funções que ainda não amadureceram, mas que estão em processo de maturação, funçoes que amadurecerão, mas que estão presentes em estado embrionário" (Vygotsky)

Um comentário:

  1. gosto muito de ler o teu blog.....amei esta cena em que observaste o Bernardo e a Luiza.É através destas trocas que se da a aprendizagem.Ver as produções do meu grupo exposto me deixa muito feliz,obrigada.....

    ResponderExcluir