Este estágio abrange o primeiro ano de vida. Este período é de predominância afetiva, que é o instrumento de interação da criança com o meio. As relações com o mundo físico são mediadas pelas pessoas com quem a criança convive. Apenas respira sem a interferência de um adulto. Todas as suas necessidades dependem dele. Por isso este revela-se como um período emocional. Conforme o adulto responde às manifestações da criança, ela vai aprendendo a fazer relações de causa e efeito, que mais tarde tornam-se suas manifestações intencionais.
Segundo Wallon (1979), nesse período a criança ignora qualquer constrangimento, pois há ausência de sistemas inibidores. Tem-se a impulsividade em estado puro. Por isso a denominação “impulsivo”. Aos poucos, a criança vai estabelecendo reações com o meio e fazendo associações pela frequência e regularidade das ações de quem lida com ela. Wallon coloca ainda que, nesse estagio, a criança ainda não sabe distinguir-se nem se apreender como tal. Confunde tudo o que experimenta, com o conjunto da situação vivida ou pensada. Esse estado diferencia-se progressivamente. A atividade manual é a principio casual. Desenvolvem-se aqui as reações circulares que se caracterizam pela repetição dos gestos que atraem a criança pela ação reação que produzem.
Lendo com Lupa : Daí a necessidade de o professor que lida com a criança aprender a conhece-la, seus gestos, choros, expressões faciais. Tudo isto servirá para que o professor responda as necessidades e desejos da criança de forma a faze-la relacionar a sua ação com a ação do professor, num movimento de comunicação entre ambos. Nas atividades circulares do tipo jogar um brinquedo várias vezes observando com cai diferente cada vez que joga e recebe de volta (situação que com frequencia irrita adultos), vai desenvover e muito. Atuará sobre o brinquedo observando o prorpio movimento para produzir efeitos diferenciados, conhecendo as sensações no proprio corpo sendo que ao longo do tempo serão cada vez mais precisos e ela os utilizará para outras situações, com as quais vai aprender a coordenar olhos, braços, mãos, cabeça. Também vai desenvolver o conhecimento físico (peso, forma, textura ...) na sua atuação de pegar, sugar. As repetições de silabas e outros sons tambem está relacionado e a postura do professor pode contribuir se ele conversar e estimular a linguagem. Essas sensações corporais tambem podem ser estimuladas com ginasticas leves, massagens por todo o corpo durante o banho quando agua e sabonete auxiliam esses movimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário