16 de junho de 2011

Educação Fisica na Educação Infantil

Observando-se a educação física na educação infantil tem-se a sensação de que um pedaço da escola descolou-se para dentro do CEI, com aulas de 30 a 45 minutos para cada turma. Procurar uma dinâmica que organize esses momentos de forma mais aproximada com uma proposta pedagógica voltada para a infância implica numa atitude reflexiva para alcançar uma pratica pedagógica menos escolarizante para a ação do professor de educação física dentro da instituição de educação infantil.  Considerando-se que não há orientação sobre a questão do tempo das aulas conclui-se que o que está posto é a reprodução de experiências vivenciadas até o momento.
Mas algumas linhas de pensamento vislumbram possibilidades mais profícuas para a criança a quem se destina.
“(...) enquanto a escola tem como sujeito o aluno, e como objeto fundamental o ensino nas mais diferentes áreas, através da aula: a creche e a pré-escola tem como objeto as relações educativas travadas no espaço do convívio coletivo e tem como sujeito a criança de 0 a 6 anos de idade.” (ROCHA, 1999) p. 182.
 (...) “Se a criança vem ao mundo e se desenvolve em interação com a realidade social, cultural e natural é possível pensar uma proposta educacional que lhe permita conhecer este mundo a partir do profundo respeito por ela. Ainda não é o momento de sistematizar o mundo para apresentá-lo à criança: trata-se de vive-lo, proporcionar-lhe experiências ricas e diversifidas.”






“Planejar na educação infantil é planejar um contexto educativo envolvendo atividades e situações desafiadoras e significativas que favoreçam a exploração, a descoberta e a apropriação de conhecimento sobre o mundo físico e social.” OSTETTO (2000, P. 293)





A partir do exposto pode-se traçar  objetivos deste planejamento:
1.     Promover a interação entre crianças de diferentes idades.
2.     Respeitar a criança na sua individualidade.
3.     Organizar propostas diferenciadas nos espaço interno e externo do CEI.
4.     Desenvolver iniciativa, criatividade, autonomia, valores ...
5.  Priorizar a infancia.
O professor de educação física dentro da instituição da creche e pré escola será organizador de propostas que venham de encontro ao cumprimento desses objetivos desconstruindo a prática que por hora está posta. O seu tempo de trabalho neste lugar inclui a confecção e busca de materiais que venham de encontro a realização das atividades.
Organizar os espaços tendo como principal foco as manifestações das crianças em suas observações diarias requer companheirismo com os professores regentes. Possibilidades que oferecem riqueza de experiencias são situações que trazem as fantasias e acessorios; materiais proprios da educação fisica como cordas, bamboles, cones; escadas, caixas de tamanhos variados, panos; musicas e musicas que incentivam coreografias; brincadeiras de roda; de esconder, de pegar; enfim...




Lendo com Lupa: É necessario lembrar, reiteradamente, que propostas coletivas são coletivas inclusive para os adultos que trabalham com as crianças. E que o professor de educação fisica não pode estar sozinho jamais, assim como o professor regente tambem não está. Seja nas observações, escutas e registros que vão dar o norte das propostas que hão de vir, seja no momento da realização.

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