27 de setembro de 2011

Há Amor em Mim



Não foi enquanto adolescente que aprendi que o amor pode ser incondicional. Isto só aconteceu depois do nascimento dos meus filhos. Amores são partes do convívio diário, é onipresente embora nem sempre nos demos conta disso. Assim como aquele ateu que num momento inesperado diz sem pensar: Meu Deus !! Mas o amor também nos des-cobre caminhos pelos quais passamos sem perceber. Há 30 anos passei no vestibular para cursar administração numa universidade federal. No segundo semestre alguém foi até a minha sala oferecer bolsas de estudo  para trabalhar numa creche e eu me inscrevi. Sendo a mais nova dos filhos de meus pais ainda não tinha contato com sobrinhos, ou outras crianças pequenas. Mas eu precisava trabalhar, embora não fosse por necessidade financeira. Pouco tempo se passou até que o encantamento pelas crianças tomasse conta dos meus dias enquanto estava com crianças. Só pode ter sido a providencia divina que me colocou naquele lugar cheio de sorrisos e abraços. Ver as crianças aprendendo a falar, crianças dando os primeiros passos diante do olhar emocionado dos pais, olhares brilhando diante de uma historia contada, cantando sozinha as musicas que a gente cantava, nanando uma boneca como a gente fazia na hora do soninho e as “perolas” que aconteciam de vez em quando foram revelando em mim uma certeza. Seria um lugar como aquele que eu passaria os meus dias de trabalho.  No final do mesmo semestre esse encantamento me fez pedir transferência daquele curso para educação infantil. Num lugar semelhante trabalhei durante 25 anos na educação infantil sem um dia de arrependimento. Depois da graduação ainda vieram outros seis anos de universidade na mesma área, com o mesmo encantamento. Foram anos e anos de muito carinho para os filhos que não eram meus. Mas que me ensinaram sobre o mundo, sobre as crianças, sobre as relações humanas e sobre mim mesma. Muitos sucessos, raros fracassos.Muitas crianças passaram pela minha vida nesses anos todos. Em todas essas relações o que ficou de mais marcante é que o amor para com elas faz toda a diferença. Para mim e para elas.

29 comentários:

Eu disse...

Adorei o seu relato!
E fico imaginando a sorte de todas essas crianças que passam pela sua vida!
Hoje o amor está colorindo a Blogosfera...Isso é maravilhoso!
Parabéns por sua participação e por deixar o amor aflorar sempre em sua vida!
Um beijo carinhoso

Adriana Balreira disse...

Quanto amor há em vc! Transborda para as crianças que vc sempre cuidou. Lindo texto.
Beijos
Adriana

Unknown disse...

Maria Helena, me emocionei com sua historia de amor. São de profissionais como vc que nosso sistema educacional precisa. Infelizmente, nem sempre se descobre o amor em si em cada tarefa escolhida, mas é muito bom saber que existem no mundo e bem pertinho de nós. Você! Um forte abraço

Telma Maciel disse...

Esse é outro amor dos importantes... tem que amar mto: crianças e o processo de aprendizagem! Pq é preciso ter paciência, mas com amor dá pra conseguir tanta coisa... Lindo o seu post. Fácil ver o amor q vc tem pelo q faz!
Bjs

Alessandra disse...

Cuidar e educar crianças é um dom!Parabéns!
Aproveito para te seguir!
Bjo bjo

http://eutenhopressaemuitacoisameinteressa.blogspot.com/

Roberta de Souza disse...

É Maria Helena, ser um educador nos dias de hoje é mais que amar, é se entregar inteiro, porque bons e verdadeiros educadores estão escassos, não é?
Adorei seu texto!

BJ

beta

Irene Moreira disse...

Voltei para deixar mais um comentário, pois acho que o que fiz se perdeu.

Maravilhosa a sua participação . Falar de um amor tão puro e inocente como o amor pelas crianças é muito gratificante.
É um aprendizado que só temos a agradecer a DEus.
Parabéns a Elaine por promover uma Blogagem Coletiva que semeia o amor em toda essa Blogosfera.

Beijos no seu coração

She disse...

Lindo, lindo, lindo! Adorei! Prazer! Também estou na coletiva e vim te ler e conhecer! Parabéns, ficou linda a sua participação! ;)
Beijo, beijo!
She

Jo Turquezza disse...

Que linda história! Criança nos faz aprender muita coisa e a gente pensa que só nós estamos ensinando para elas ............
Beijos.

DecorflorindoUnhas Adesivos disse...

Parabéns, se dedicar assim às crianças é um dom maravilhoso.Belo post. bjsss

Bel Alves disse...

Com as crianças criamos, aprendemos e admiramos..elas são verdadeiros e eiste amor nelas...
Linda sua postagem...
Paz e bem

Joana disse...

Olá Maria Helena!
Que bela participação a sua: amor pela profissão. Isso é um privilégio! E tenha certeza: foi mesmo providência divina, vc ir trabalhar naquela creche, pois foi lá que começou essa linda história de amor :)
Beijinhos

Renata Guidinha disse...

Senti daqui o seu amor... Que coisa gostosa. O convívio com crianças faz a alma mais colorida, o coração mais fértil e alegria fica estampada nos olhos.
Amei poder estar aqui. Vou ficar, ok?
Bjks mil
Renata http://cercaviva.blogspot.com/

Elaine Gaspareto disse...

Maria Helena,
Tenho o maior respeito pelas pessoas que cuidam de crianças pequenas. Eu lembro de professoras que tive aos 7 anos, e sei que vocês têm nas mãos a chance de fazer diferença na vida das crianças.
Parabéns pelo texto, parabéns pela escolha da profissão.
Beijosssss

Unknown disse...

Lindo relato...É preciso muito amor para trabalhar com crianças, pois somos um espelho pra elas.Alfabetizo há 19 anos e não me vejo fazendo outra coisa.Um encanto de história cheia de amor!

Carla
http://pathyarteira.blogspot.com

Eva disse...

Maria Helena que alegria conhecer a tua história, plena de amor, sua noção responsabilidade social, é contagiante, pessoas assim como você, no ensino, fazem toda diferença no país, estou orgulhosa de seu trajeto de vida, parabéns! beijos.

Fernanda Reali disse...

Perfeito! Amor que transborda e muita paciência, porque criança dá trabalho... Vou levar teu link para minhas amigas

beijooo

Sandra Mara disse...

Maria Helena adorei a sua história de amor e dedicação e em consequência o blog também. Também vou ficar aqui.
Bjs
Sandra

Helena Silva disse...

Olá Maria Helena,
As crianças são seres inocentes enviados por Deus, para nos mostrar que devemos viver o presente, devemos amar incondicionalmente. Admiro muito pessoas como voçê. Lindo seu relato.
Beijos
Lena
Atelier patch com amor

Elaine Cunha disse...

Ah, como contadora de histórias adorei o seu relato. Este amor pelo que fazemos é o que nos move! Continue assim!

Beijos,
Elaine Cunha
www.caminhandocontando.com

Lucinha disse...

Maria Helena,

Foi realmente a mão de Deus sobre você naquele dia.
E com valeu a pena trabalhar e amar essas crianças.
Admiro demais quem trabalha com crianças e dão amor e carinho. Muitos não recebem em suas próprias casas, e encontram através de uma educadora.
Lindo demais. Beijos

maria claudete disse...

Maria Helena você é uma caixa cheia de amor , pelos livros, pela leitura pelas crianças que tiveram a felicidade de passar pela sua história de vida. Dignificante seu texto. Parabéns. Amei seu espaço , cultura viva!

espaço esplendoroso disse...

Olá.
Quanto amor!!! Com as crianças você descobriu que tinha um dom muito forte. É gratificante fazer o que amamos. Linda participação, bjs.

Iara disse...

E pode haver no mundo maior retorno que esse? O amor que se dá a uma criança é a herança maior que podemos deixar a ela, fica plantado pra sempre em seu coração.
Abraços

eva disse...

É muito legal esse convivio com crianças e essa sua história de amor por elas.Participar deste blogagem coletiva permite conhecer pessoas e amores diferentes e ao mesmo tempo iguais, estou adorando. Beijos meus e ronrons dos meus gatinhos.

Vanessa Anacleto disse...

Voltei, Maria Helena, agora passando para conferir sua participação na BC da Elaine.

Abraço

Nina disse...

ah meu Deus, amor por criancas, um dos que mais me tocam. Amo-as demais e sei do que vc fala. Adoraria tbm, se no comeco da minha faculdade, recebesse uma chamada de empreso assim como a que vc recebeu, certamente teria mudado de curso e teria sido mais feliz na carreira :-)

um bj e obrigada pela visita

MARLENE disse...

Lindo seu texto! Amei! Se todos ensinassem com amor como vc, seria tão bom.
Bjs.

Flores e Framboesas by Marlene Paz

Vinicius Valente disse...

Amei seu post, e sobretudo, seu blog XD

Ele é lúdico, aconchegante e acolher *---* Totalmente diferente dos que eu já vi!

Amei conhecê-lo e desculpe-me a demora em retribuir-lhe o comentário em meu blog... Estava sem tempo nenhum nessa semana "/

Bjão do Viny - http://imthisway.blogspot.com

Um Poema de Shakespeare Nas 21 frases que seguem.

 smiles "Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança.

E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes, não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança. smileys

smiley E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.

Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. smiley 

smilie Descobre que leva-se anos para construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá pelo resto da vida.

smiles Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem da vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.

Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos. Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa - por isso, sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a ultima vez que as vejamos.

Aprende que as circunstâncias e os ambientes tem influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser. Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto.smileys

smileysAprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve. Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.smilie

smilieAprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências.

smileyAprende que paciência requer muita prática. Descobre que algumas vezes, a pessoa que você espera que o chute quando você cai, é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.

smilesAprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas, do que com quantos aniversários você celebrou.

smileysAprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso. smilie"Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso."

 smiley"Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo."

 smilesAprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado.

Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. smilie

smilesAprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás. Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. smilesE você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!" 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Michael Foucault

smilie Aproveite o que a vida te dá ! Mas não te dê por satisfeito.
smilessmileys As pessoas pensam conseguir as estrelas, e acabam como peixes vermelhos num aquario. (MB)
smiles "Errar é humano, tropeçar é comum. Ser capaz de rir de si mesmo é maturidade." (WAW)

Escola do Mar - São José - SC

O Homem que Amava Caixas (Stephan M King)