28 de maio de 2011

Educação Fisica na Educação Infantil

Para chamar a atenção de crianças que estão no parque, basta começar a brincar de roda com tres ou quatro que logo a roda estará com um numero bom para propor uma brincadeira divertida que incluam os objetivos da educação fisica. Quando o professor é desta área, melhor ainda pois ele geralmente é muito dinamico e pode (nesta proposta) não estar responsavel direto por uma turma inteira onde as crianças precisam de outras atenções. Propor uma brincadeira de maneira que a criança se disponha espontaneamente a participar possibilita que as faixas etarias se misturem. Isso inclui irmãos brincando juntos, vizinhos, amigos proximos que não estão na mesma sala, além de aproximar e protagonizar a interatividade. Lançar mão de brincadeiras antigas é uma otima opção. È relevante considerar que o professor que atua em sala não está sozinho, sempre tem alguem que o auxilia, e o professor de educação fisica não é diferente. Pelas mesmas razões ele também precisa de alguem para acompanhá-lo. Quanto maior o numero de crianças e quanto menores forem as crianças mais isto se faz necessario. Depois de um pequeno periodo de concentração, como o exemplo da cantiga de roda outra proposta pode ser introduzida.

Bate Manteiga
Duas colunas (crianças lado a lado) de frente uma para a outra afastadas por uma distancia razoavel, dois ou tres metros, dependendo das idades.
As crianças são orientadas a esticar um braço com a mão aberta. Uma criança de uma das colunas vem até a coluna da frente, escolhe um amigo,(que o perseguirá) bate na mão e sai correndo até estar de volta ao seu lugar. O amigo perseguidor fará o mesmo e assim por diante.

Lendo com Lupa: Não é necessário que seja incentivada a competição com crianças que ainda estão em fase de afirmação e construção de identidade, onde os conflitos internos são pouco compreensiveis para a criança. Dos 3 aos 6 anos a criança passa por fases distintas nesse sentido como: negação, sedução e imitação. A brincadeira tem objetivos nobres. Nela a criança vai aprender sobre si e sobre o outro. No desenrolar da brincadeira ela vai observar as suas proprias condições e as do amigo que vai escolher. Vai faze-lo por afinidade ou por ter observado o "risco" que corre na escolha do companheiro. Vai considerar a possibilidade de trazer o amigo para a sua coluna, ou de correr menos para ir para a coluna dele, e isso é afetividade. Vai bater mais forte ou mais leve, se a criança for muito pequena, e isso é autocontrole, afeto, cognição, motricidade. Vai dar risadas, ofegar, perceber as batidas do coração, isso é emoção .

Nenhum comentário:

Postar um comentário