28 de maio de 2011

Educação Fisica na Educação Infantil


"O movimento como recurso de visibilidade se transforma no primeiro recurso de sociabilidade, de aproximação e fusão com o outro. (...) Une os individuaos entre si, dando suporte a atração precoce e poderosa que a criança sente por seu semelhante e que é a sinalização de sua profunda necessidade do outro (...) O papel do Outro é crucial : organiza as atividades da criança e é o seu complemento indispensável e permanente. O ato motor é ainda um recurso privilegiado para a construção do conhecimento. As sensações só são retidas, discriminadas, identificadas no momento em que a criança é cpaz de reproduzi-las por meio de gestos aproriados.Do contrário continuariam indistintas, confundindo-se entre o que depende da excitação e o que depende da reação. " (Mahoney,p.17)













Lendo com Lupa : As programações coletivas, que envolvem crianças de faixas etarias diferentes, são extremamente prazerosas aos participantes. As crianças participam expontaneamente fortalecendo vinculos, construindo valores, contribuindo para o crescimento e conhecimento entre os envolvidos sem deixar ranhuras no que se refere aos objetivos em questão. Neste caso as fitas foram oferecidas sem compromisso, a musica foi colocada  Professores e crianças participaram, cada um a sua maneira, criando movimentos, pesquisando possibilidades, observando o efeito dos gestos e do vento sobre as tiras, as vezes com uma, as vezes com mais, todos se divertiram por mais de uma hora. E viva a infancia, momento impar, numa vida toda a ser ditada por regras e autorizações independentes de desejos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário